Deep Wound, a então banda punk de Mascis e Barlow, terminou em meados de 1984. Cosloy saiu da Universidade de Massachusetts Amherst para focar na abertura de sua própria gravadora independente, Homestead Records, e prometeu a Mascis que caso ele viesse a gravar algo, Homestead iria lançar-lo. Mascis escreveu uma série de canções e mostrou a Barlow, oferecendo o cargo de baixista da banda. Barlow, que havia tocado guitarra na primeira banda de Mascis, a Deep Wound, aceitou e ficou impressionado com o material que Mascis estava criando. Barlow disse que as canções eram brilhantes. Que eles estavam fazendo algo muito além, enquanto ele ainda continuava fazendo músicas com dois acordes, báscias como "I'm so sad", e enquanto ele estava em sua própria tragédia, J já estava em um completo panorama. Mascis chamou para vocalista Charlie Nakajima, também ex-integrante do Deep Wound, e para baterista, Emmett Patrick Murphy, também conhecido como Murph, para completar a banda. Mascis explicou o conceito por trás do grupo era de "sangrar os ouvidos do país."
A banda foi inicialmente chamado Mogo, e fez seu primeiro show na Universidade de Massachusetts Amherst campus na primeira semana de setembro de 1984. Nakajima fez um discurso antipoliciais durante o show, deixando Mascis horrorizado com o comportamento do vocalista, resolvendo tira-lo da banda no dia seguinte. Poucos dias depois, Mascis chamou Barlow e Murph para formar uma nova banda sem contar a Nakajima: "Eu era muito fraco para expulsá-lo". Mascis depois explicou e admitiu que: "A comunicação com as pessoas sempre foi um problema constante na banda. " O novo trio se chamou Dinosaur, e Mascis e Barlow assumiram os vocais.
Dinosaur
Mascis contatou Cosloy sobre sua antiga oferta de lançar um álbum seu, gravando para a banda Dinosaur seu primeiro trabalho por US $ 500 em um estúdio em casa em um bosque em Northampton, Massachusetts. O primeiro álbum da banda Dinosaur foi lançado em 1985. A música era extremamente eclética e revelou uma combinação de estilos musicais que era muito incomum, especialmente para os meados da década de 1980 onde o predominante era o punk hardcore, estilo garage rock Crazy-Horse, riffs de metal estilo Black Sabbath, folk rock, twangy country-rock e música gótica. Nos próximos álbuns da banda, esses elementos vieram a ser combinadas em todas as músicas, mas no primeiro álbum, cada música individual tinha um estilo diferente. Tudo isso foi somado ao nível extremo de volume e distorção que passariam a fazer parte da banda como assinatura do estilo. Mascis escreveu todas as canções. Algumas das canções tiveram os vocais gravados por Mascis como sua marca seu sotaque nasal, muitas vezes comparado com Neil Young, mas a maioria dos vocais foram feitos por Lou Barlow. Este é outro aspecto incomum do álbum, pois Mascis viria mais tarde a fazer a maioria, e depois todos os vocais nos seus lançamentos subsequentes. O álbum não teve grande impacto comercial ou da crítica: vendendo apenas 1.500 cópias no seu primeiro ano e foi completamente ignorado pela maior parte da imprensa musical.Depois do lançamento do álbum, a banda foi muitas vezes a Nova Iorque para fazer shows. Em um de seus shows, a nova-iorquina banda de rock alternativo Sonic Youth ficou impressionada com o desempenho da Dinosaur, mas depois de vê-los tocar durante vários meses, declararam-se fãs da Dinosaur. A banda ficou confusa pelo louvor vindo da banda Sonic Youth; Barlow lembrou: "Nós somos o quê? Como poderia banda mais legal do mundo gostar de nós? '" Então Sonic Youth convidou Dinosaur para juntar-se a eles em turnê no Nordeste, Norte e Centro-Oeste americano em setembro de 1986.


Nenhum comentário:
Postar um comentário