domingo, 27 de outubro de 2013

O ROCK AND ROLL ESTÁ DE LUTO

Morre Lou Reed, aos 71 anos

Líder do Velvet Underground influenciou Iggy Pop, New York Dolls e David Bowie




Lou Reed
Lou Reed
velvet
Transformer
Lou Reed, cantor, guitarrista e compositor, morreu hoje aos 71 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada, porém, em maio deste ano o cantor recebeu um transplante de fígado e, em julho, foi hospitalizado por conta de uma desidratação severa.
Reed nasceu em 2 de março de 1942, em Nova York, no bairro do Brooklyn, em uma família judia de classe média. Sua carreira como músico começou em 1964 como compositor contratado da Pickwick Records. Lá, conheceu o multi-instrumentista John Cale, com quem formou o grupo Primitives. Com a adição do guitarrista Sterling Morrison e do baterista Maureen “Moe” Tucker, a banda foi rebatizada como Velvet Underground. O grupo foi agenciado por Andy Warhol  e marcava presença nos eventos multimídia do artista. Foi Warhol quem convenceu a banda a usar a modelo/atriz Nico nos vocais, com o primeiro álbum da banda, intitulado The Velvet Underground & Nico, sendo lançado em 1967. Apesar do indiscutível impacto na história da música, The Velvet Underground & Nico foi um fracasso de vendas, tendo comercializado 30 mil cópias ao longo de cinco anos.
Em 1972, Reed deu início a sua carreira solo. O primeiro álbum, Lou Reed, consistia em novas versões de músicas do Velvet Underground e contava com participações de Rick Wakeman e Steve Howe. No mesmo ano, o músico lançou Transformer, com produção de David Bowie. Foi o primeiro sucesso de Reed, com “Walk on the Wild Side" estourando nas rádios e levando o disco ao TOP 40 da Billboard. “Satellite of Love” e “Perfect Day” também se tornaram conhecidas do público e o músico foi elevado ao mainstream.
Logo depois, Reed lançou Berlin (1973) e Sally Can’t Dance (1974). O último, um dos seus maiores sucessos comerciais, foi rejeitado pelo próprio músico: "Quanto pior eu fico, mais eu vendo. Se eu não estiver no próximo álbum provavelmente chegará ao primeiro lugar", declarou na época. Querendo se afastar do rock comercial, lançou o duplo Metal Machine Music (1975), sem canções, melodias ou instrumentação tradicional, sendo que o último lado do LP foi elaborado para repetir os segundos finais em um loop infinito. No mesmo ano, lançou Coney Island Baby, se voltando para algo mais convencional e conseguindo um sucesso moderado de vendas.
Em 1987, depois da morte de Warhol, Reed e Cale se reconciliaram para criar o álbum tributo Songs for Drella (1990), o que levou a uma reunião do Velvet Underground em 1993. A banda tocaria pela última vez em 1996, no show que marcou a sua entrada no Rock and Roll Hall of Fame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário