The Clash foi uma banda inglesa de punk rock formada em 1976 como parte da primeira onda do punk rock britânico. Além do punk, experimentou outros gêneros musicais, como reggae, ska, dub, funk, rap e rockabilly. Durante grande parte de sua carreira, o Clash consistiu de Joe Strummer (vocalista principal, guitarra rítmica), Mick Jones (guitarra principal, vocais), Paul Simonon (baixo, backing vocals, ocasionalmente vocais principais) e Nicky "Topper" Headon (bateria, percussão). Headon deixou o grupo em 1982, e atritos internos resultaram na saída de Jones no ano seguinte. O grupo prosseguiu com novos membros, mas acabou no início de 1986.
The Clash foi grande sucesso no Reino Unido a partir do lançamento de seu álbum de estréia, The Clash, em 1977. O terceiro álbum do grupo, London Calling, lançado no Reino Unido em dezembro de 1979, trouxe-lhe popularidade nos Estados Unidos, ao ser lançado neste país no mês seguinte. Aclamado pela crítica, foi declarado o melhor álbum dos anos 1980 na década seguinte pela revista Rolling Stone.[1]
As letras politizadas do Clash, sua experimentação musical e atitude rebelde tiveram uma influência profunda no rock, em especial no rock alternativo.[2] Eles são amplamente referidos como "a única banda que importa", uma alcunha comercial originalmente introduzida pela gravadora do grupo, a CBS. Em janeiro de 2003, a banda, incluindo o baterista original, Terry Chimes, foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2004, a Rolling Stone classificou o Clash como trigésimo maior artista de todos os tempos.
01) Intro/16 Tons/Clash City Rockers
02) Brand New Cadillac
03) Safe European Home
04) Jimmy Jazz
05) London Calling
06) Guns of Brixton
07) Train In Vain
08) White Man In Hammersmith Palais
09) Koka Kola
10) I Fought The Law
11) Spanish Bombs
12) Police & Thieves
13) Stay Free
14) Julie’s In The Drug Squad
15) Wrong ‘Em Boyo
16) Clampdown
17) Janie Jones
18) Complete Control
19) No Justice Tonight (w/ Mickey Dread)
20) English Civil War
21) Garageland
22) Bank Robber
23) Tommy Gun
Nenhum comentário:
Postar um comentário